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JEJUM INTERMITENTE! VOCÊ JÁ FEZ?

O que é e como fazer?

Atualmente o Jejum Intermitente é uma das dietas mais comentadas e realizadas principalmente pelas celebridades.

Mas o que é essa dieta tão comentada em redes sociais e realizada por milhares de pessoas?

Antes de mais nada devemos conceituar:

O que é jejum?

Segundo o dicionário Aurélio: Privação/abstenção de comida durante um período.

Se observarmos a história de nossa espécie perceberemos que vários foram os momentos em que o ser humano realizou o jejum, pois na maioria das vezes as refeições eram realizadas apenas quando os alimentos estavam disponíveis no momento.

Com as transformações no estilo de vida do Homem o jejum prolongado praticamente parou de existir pela facilidade em que encontramos os alimentos.

A espécie humana passou por todos esses períodos e assim mesmo garantiu sua existência. Sendo assim o que dá para perceber é que nosso organismo busca o tempo todo o ponto de equilíbrio e usa adaptações metabólicas para que possamos continuar vivos, inclusive nos períodos de privações alimentares.

Mas então, o que seria o jejum intermitente?

O que é o Jejum Intermitente?

Após definirmos o que é jejum é válido conceituar a palavra intermitente para que se possa entender o processo.

Intermitente: o que não é contínuo/ que se interrompe/ que não é permanente/ interrompido por períodos.

Se transpuser esse conceito para dieta estamos querendo dizer que a pessoa irá realizar jejum por períodos que vão ser interrompidos de maneira programada, sendo intercalado por períodos de dietas.

Agora só de saber o conceito o que vocês devem estar imaginando é que devem existir várias maneiras de realizar esse tipo de dieta. E você está certo.

Existem diversos protocolos, com diferentes tempos de jejum, diferentes alimentos ingeridos, diferentes frequências (diariamente ou não).

Os protocolos mais utilizados nessa dieta são:

  • com relação à frequência: dias alternados ou diariamente
  • com relação ao tempo de jejum: 14, 16, 18 até 24 horas, porém na grande maioria, não mais que 24 horas.


Ao acordar não realizar o café da manhã.
1 dia de exemplo da prática do Jejum Intermitente

  1. Ao meio dia realizar o almoço.
  2. Ao longo do dia realizar as refeições até o jantar às 19h.
  3. Depois do jantar você irá permanecer em jejum até o almoço do dia seguinte.

Neste protocolo a pessoa realizará 17h de jejum.

Este protocolo descrito acima é só um exemplo de inúmeros que podem ser realizados. Quando você coloca o período noturno (sono) e o período da manhã no qual muitos não gostam de tomar café da manhã, o protocolo fica mais fácil de ser realizado.



Mas porque realizar essa dieta de jejum intermitente como forma de perder gordura?

Todo individuo que faz jejum por um determinado tempo (nos mais diversos protocolos), começa a fazer com que seu organismo recrute substratos energéticos do próprio corpo, pois com o jejum a pessoa não teria o substrato do alimento.

Basicamente de maneira bem simples e generalizada essa seria a teoria e o motivo de realizar essa dieta, ou seja, o corpo usaria tecido adiposo (gorduras) como fonte de energia para manutenção do metabolismo e consequentemente haveria perda de peso/emagreceria.

Realmente a maioria dos resultados dos protocolos realizados tem um desfecho favorável para perda, mas a ciência traz vários questionamentos ainda em torno dessa dieta tentando desmistificar suas influências, riscos e benefícios.

Se essa perda seria as custas somente de massa gorda ou de massa magra também ou se esses períodos de jejum levariam a menor taxa de metabolismo, são outros questionamentos que valem a pena abordarmos numa próxima postagem.

Alguns, depois de ler o texto, devem estar se preparando para realizar a dieta do jejum intermitente. Tenham cautela!

Esse post, assim como os outros das demais dietas que foram e serão abordadas, são para explicar como funcionam e como são realizadas as dietas na maioria das vezes, e não como uma receita para sua realização.

Volto a dizer que sempre há a necessidade de buscar um profissional atualizado e com bons conceitos para sua segurança e sua saúde.

Ate á próxima!

Fonte:  30tododia.agencialift.com.br

 


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